Como Calcular o Valor de Startups no Brasil?

COMO CALCULAR O VALOR DE STARTUPS NO BRASIL?

Saiba como calcular o valor de startups no Brasil, sobre valuation de startups e quais os principais métodos de avaliação de empresas startups no mercado nacional

O artigo de hoje irá fazer um breve resumo acerca de como calcular o valor de startups no Brasil e sobre o mercado de fusões e aquisições das startups. Segundo dados da Associação Brasileira de Startups (ABSTARTUPS), existem hoje no Brasil mais de 12,7 mil empresas startups em operação, sendo que 7 mil delas foram abertas nos últimos 10 anos. A pesquisa indicou que 45% das startups são micro, 24% são pequenas, 20% são médias e apenas 11% são de grande porte. Já sobre o volume de investimentos, a plataforma Distrito publicou que as startups captaram US$ 4,45 bilhões em 2022, ou seja, 54,5% a menos que em 2021 mas 23,96% acima de 2020. O relatório também destacou que do total das startups no Brasil 12,70% são fintechs, 10,16% são martechs, 10,04% são retailtechs e 10,03% são healthtechs, sendo que somente no último ano 176 novas startups foram fundadas no país. Os segmentos econômicos que mais atraem investimentos em startups estão nos setores da tecnologia da informação e de serviços, seguidos do varejo, da área financeira e do setor industrial. Neste contexto, em linha com o crescimento dos investimentos em startups no Brasil, a Tradeport Valuation tornou-se especialista em avaliar o valor de startups em seus variados ramos de atuação a partir dos mais eficientes modelos disponíveis para avaliação de startups

Avaliar empresas startups

A avaliação de startups abrange conhecimentos técnicos multidisciplinares nas áreas de economia, contabilidade, finanças corporativas, administração, marketing, recursos humanos, avaliação de empresas e conhecimentos específicos sobre o setor de startups. O valuation de startups é uma indispensável ferramenta que auxilia gestores, sócios e investidores na demonstração do valor da empresa em busca de captação de recursos junto a grupos de investidores ou ainda para viabilizar fusões e aquisições de startups no mercado. As startups são empresas jovens e altamente inovadoras, tratando-se de um mercado em expansão e com boas perspectivas no país. Nesse sentido, a avaliação de empresas startups devem ser conduzidas em consonância com as melhores práticas do mercado, sobretudo em um país em desenvolvimento e com as amplas perspectivas econômicas e tecnológicas como o Brasil.

Entre em contato com nossa equipe de especialistas para mais informações sobre avaliação de empresas startups e sobre assessoria de compra e venda de empresas deste segmento que vem crescendo a passos largos no país.

Principais métodos de avaliação de startups

Método de Avaliação da Soma dos Fatores de Risco

O Método de Avaliação da Soma dos Fatores de Risco é aplicável em startups que estão nas fases pré-operacionais de ideação (pré-seed) ou de validação (seed), isto é, startups em fase de lançamento de protótipos MVP (Minimum Viable Product) e que ainda não gerem faturamento.

A avaliação da startup pelo Método da Soma dos Fatores de Risco consiste em determinar o valor da startup avaliada com base no preço médio de outras negociações semelhantes, atribuindo, em seguida, classificações de riscos que variam de muito positivo a muito negativo. Cada ponto equivale à adição ou subtração de determinado valor ao preço inicial, sendo relacionados a riscos de vendas, riscos de marketing, riscos de produção, riscos gerenciais, riscos de financiamento, riscos de concorrência, riscos tecnológico, riscos de litígio, riscos político, riscos do estágio do negócio, riscos internacionais, riscos de reputação e riscos de exit sem os lucros esperados.

A premissa do Método de Avaliação da Soma dos Fatores de Risco é que o valor da startup irá refletir a média das negociações realizadas no mercado mais os riscos de investimento do negócio.

Método de Avaliação Berkus

O Método de Avaliação Berkus mensura o valor de uma startup de modo semelhante ao Método de Avaliação da Soma dos Fatores de Risco, também sendo aplicado em startups nas fases pré-operacionais de ideação (pré-seed) ou de validação (seed). No entanto, o método calcula o valor de uma startup com base em 5 principais grupos de risco: ideia global, qualidade da gestão, aceitação do produto, relacionamentos estratégicos e capacidade de expansão das vendas. Aos grupos são atribuídos valores que devem corresponder até 20% do valor médio de negociações semelhantes. A somatória dos valores, portanto, resultam no valor estimado da startup.

A avaliação da startup pelo Método Berkus consiste em determinar o valor da startup avaliada com base na média das negociações realizadas no mercado mais os riscos de investimento do negócio.

Método de Avaliação Venture Capital

O Método de Avaliação Venture Capital, também conhecido como Método de Capital de Risco, consiste em determinar o potencial de retorno ao investidor a partir da diferença entre o valor de saída e o valor inicial do investimento. Estima-se, deste modo, o retorno líquido do investimento em um período estimado de 5 anos.

O valuation da startup pode então ser apurado na data da venda futura da empresa de acordo com a metodologia do Fluxo de Caixa Descontado (FCD), que considera as projeções dos resultados descontadas por uma taxa que representa o custo médio ponderado de capital (WACC), ou ainda pela metodologia de Múltiplos de Mercado como EV/Ebitda, P/L ou PSR, por exemplo. Será obtido com isso o valuation da startup no valor do exit, ou seja, do desinvestimento na empresa, que poderá ser adquirida por um fundo de investimento, por companhias interessadas ou ainda partir para um processo de abertura de capital (IPO).

O Método de Avaliação Venture Capital é bastante utilizado no mercado em especial para empresas que já estão em fase de operação com geração de receitas, sendo possível, deste modo, estimar com certo grau de confiabilidade as possibilidades de ganho de escala da startup.

Método de Avaliação Fisrt Chicago

O Método de Avaliação First Chicago foi desenvolvido pelo banco norte-americano que deu seu próprio nome ao dispositivo, e que consiste em avaliar uma startup através da média ponderada da somatória do valor presente dos resultados futuros de três cenários econômico-financeiros distintos. O método utiliza-se do Fluxo de Caixa Descontado (FCD) para projetar o Free Cash Flow to Firm (FCFF) para três cenários econômicos plausíveis, descontando-os por uma taxa de risco representada pelo Weighted Average Cost of Capital (WACC). Após a apuração do valor presente das projeções dos fluxos de caixa e do valor terminal, atribui-se as probabilidades de ocorrência de cada cenário, resultando, deste modo, na média ponderada das probabilidades e consequentemente no valor avaliado da startup.

A avaliação da startup pelo Método First Chicago consiste na análise das diferentes perspectivas econômico-financeiras que podem ocorrer em razão de fatores gerenciais, concorrenciais, situacionais, econômicos e políticos, permitindo aos investidores uma análise mais abrangente acerca da startup avaliada.

Método de Avaliação do Fluxo de Caixa Descontado (FCD)

A Metodologia do Fluxo de Caixa Descontado (FCD) consiste em precificar a empresa com o valor presente de resultados futuros de caixa, uma vez que quem irá adquirir a companhia irá se beneficiar justamente desses resultados. Os fluxos de caixa futuros apurados no período explícito e no valor terminal são calculados pelas projeções do Free Cash Flow to Firm (FCFF), descontadas pelo custo médio ponderado de capital medido pela taxa Weighted Average Cost of Capital (WACC).

Trata-se de uma metodologia econômica para avaliar empresas elaborada por meio da análise de dados quantitativos de natureza econômico-financeira e qualitativos de natureza mercadológica, política e econômica, resultando no equity value e no enterprise value.

A avaliação da Startup pela Metodologia do Fluxo de Caixa Descontado (FCD) consiste em dizer que para os investidores os resultados financeiros de longo prazo da companhia é tão ou mais importante que os resultados de curto prazo, considerando, deste modo, diferentes projeções de cenários econômico-financeiros mais os riscos associados ao investimento na startup.

Considerações finais sobre avaliar startups no Brasil

Analisamos neste artigo uma breve introdução sobre como calcular o valor de startups no Brasil, avaliação de startups, valuation de startups, compra e venda das startups e passamos a entender um pouco mais sobre as principais metodologias para avaliar startups no Brasil. Trata-se de um mercado em franca expansão com amplas possibilidades de investimento, em especial pela necessidade de novas tecnologias e inovações em diversos setores, o que deverá movimentar de forma significativa o mercado futuro de investimento e compra e venda de startups.

Entre em contato com nossa equipe e saiba mais a respeito de como a Tradeport Valuation poderá auxiliar a avaliar startups e assessorar gestores, empresários e investidores na compra e venda de empresas deste e de muitos outros segmentos.

A Tradeport Valuation é especialista em avaliação de empresas, valuation de empresas, compra e venda de empresas, consultoria financeira e consultoria empresarial. Entre em contato com nossos economistas e saiba mais a respeito de como a Tradeport Valuation poderá auxiliar na avaliação de empresas startups e na assessoria a gestores, empresários e investidores para a compra e venda de empresas deste segmento.

Acesse o site da Tradeport Valuation e saiba mais sobre este e sobre outros assunto relacionados às áreas de finanças, economia, avaliação de empresas e assessoria de compra e venda de empresas.

Guilherme Tomaz
Sócio e Diretor Executivo
Tradeport Valuation

Tradeport Valuation - Avaliação de Empresas e Assessoria M&A

Tradeport Valuation - Avaliação de Empresas e Assessoria M&A

Tradeport Valuation - Assessoria especializada em avaliação de empresas, valuation de empresas, assessoria em M&A, intermediação de compra e venda de empresas, consultoria financeira, consultoria econômica, consultoria contábil e consultoria empresarial
Share on linkedin
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on whatsapp

Receba nossas publicações

Inscreva-se para receber nossos conteúdos sobre avaliação de empresas, economia, contabilidade, administração e muitas oportunidades para comprar e vender de empresas